Os 10 Melhores Games de Super Nintendo

Mais de 10 anos já se passaram desde seu lançamento e para gamers old school como eu, sentimos aquela aconchegante memória dos games 16 bits, que agente suava tanto para vence-los, e desde pequenos nós aprendemos o que é encarar um desafio e tentar vencer ele com pura tenacidade e habilidade!

Agora venho aqui trazer uma lista dos 10 melhores games exclusivos desse console que fez a infância de tanta gente!
Lembrando que vai ser 1 game por franquia (escolhendo o melhor game da franquia).

Aqueçam os corações que a bomba de nostalgia vai começar!

1º Street Fighter II Turbo


Street Fighter é uma série que AINDA faz sucesso, e naquela época, a CAPCOM mostrou o que de fato influenciaria muitos e muitos games de luta que surgiriam a seguir.

SF II trouxe uma jogabilidade que nenhum outro game de luta possuía, "magias", pulos em arco fluidos e sem lag, e para completar o pacote, gráficos excelentes e uma trilha sonora inesquecível, ele até mesmo sem querer inventou o combo em jogos de luta!!! (Que na verdade era um bug quando um golpe conectava com outro formando o combo).

Até hoje é referencia em qualquer lugar, o famoso movimento com o controle que quando você fala dele, carinhosamente nós chamamos de "Fazer um hadouken". É um clássico histórico que jamais será esquecido.

2º Super Mario Kart

Um dos games mais icônicos da Nintendo, e de tão divertido que o game era, nos consoles sempre tem um Mario Kart presente e sempre é divertido!

Mario Kart foi tão importante para a Nintendo, que graças a ele, abriu-se portas para outros games de estilos diferentes além do plataforma, fazendo ele se expandir para vários estilos esportivos e outros mais distantes do gênero.

Por conta disso, Mario é a franquia com mais vendas no mundo, e nenhuma outra franquia possui uma diversidade tão grande de estilos.
Considerado por alguns, o melhor game de Super Nintendo, Mario Kart foi um sucesso explosivo, sendo imitado até hoje por várias outros concorrentes.

3º Super Mario RPG

Em épocas memoráveis quando a Squaresoft (Hoje Square Enix) tinha uma parceria forte com a Nintendo, surgiu o Super Mario RPG.

Com alguns elementos herdados de Final Fantasy como storyline e combate em turnos, se mistura um pouco ao action dos jogos de Mario, assim tornando-se um dos RPGs mais divertidos de se jogar, não apenas escolhendo as ações mas também tomando parte nelas.

Muitos que se intimidavam com o estilo mais "diferente" e até do ambiente dos RPGs clássicos japoneses naquela época, puderam ter uma bela "boas vindas" com o Super Mario RPG, que era bastante amigável mas não deixando de ser um excelente RPG, ainda mais para o contexto de Mario, que até então nunca teve uma história um pouco mais completa.
Foi um deleite ver essa obra vindo a tona.

4º Donkey Kong Country 2 Diddy's Kong Quest

Um dos games mais amados do Super Nintendo, Donkey Kong Country 2 evoluiu em todos os aspectos possíveis do primeiro DKC, Jogabilidade melhor, cenários excepcionalmente mais bem feitos, level design excelente, e uma das melhores trilhas sonoras em toda a era 16 bit.

DKC 2, gerou uma das trilhas sonoras mais amadas do mundo old school, por exemplo a Stickerbush Symphony (ouça no link para o video acima).
Pessoalmente minha preferida é a Forest Interlude, mas o game tem presente uma quantidade imensa de músicas memoráveis compostas TODAS por David Wise, que faz a trilha sonora de Donkey Kong Country até mesmo nas versão atuais do Wii e Wii U.

5º Megaman X

A série Mega Man criou seu legado desde os tempos de Nintendinho (NES), e desde então com vários games da franquia, Keiji Inafune tentou uma nova aproximação da série, dando a ela novos conceitos de jogabilidade, e uma história mais madura, porém mantendo-se no coração do que é Mega Man, assim criando uma das mais aclamadas séries do Super Nintendo.

Podendo agora, usar o dash e escalar paredes, pode-se criar um redesenho completo de todo o estilo de level design e gameplay tornando o game mais rápido e dinâmico do que nunca.
Você podia também achar pedaços da armadura de X para assim adquirir novos poderes.

O level design, e boss fights, são tão incríveis que dificilmente qualquer outro game da era 16 bit pode ser comparado a Megaman X nesse quesito.

6º Super Mario World

Não foi a primeira e tão pouco a ultima vez que a Nintendo deu aula de como se fazer um game de plataforma, Super Mario World não só fez um imenso sucesso, é o game que alavancou as vendas e carregou o Super Nintendo durante todo o seu lançamento fazendo ele se tornar o sucesso que foi, e também assim explodindo a fama de Mario, hoje estatisticamente mais conhecido do que Mickey Mouse.

O "World" no nome não é atoa, onde você podia viajar para diversos lugares daquele mundo achando várias e várias passagens secretas, fases escondidas e muitas coisas que não só fizeram ele ser um ótimo game de plataforma, mas também numa experiencia completa e extremamente bem elaborada.

7° Super Metroid

Super Metroid é um jogo bastante atípico da Nintendo, Geralmente os jogos da Nintendo tem um tema descontraído e bem humorado, ou com histórias que nunca graficamente refletem algo tenebroso ou muito tenso, mas Super Metroid quebrou esse tabu, Logo no inicio do jogo você já pode perceber que é uma obra tensa, que tente te imergir numa história mais séria e complexa.

Super Metroid não foi só incrível pelo seu plot maduro, mas também, pelo seu sistema de jogo, onde tudo acontecia num único mapa, sem pontos, sem fases, sem vidas.

O clima de exploração em Super Metroid era algo único na época e você ficava horas explorando o cenário por passagens secretas que sempre lhe forneciam incríveis tesouros, upgrades ou equipamentos extremamente úteis.

Metroid é uma experiencia única, diferente de todos os outros games e merece com louvor essa posição na lista.

8º Final Fantasy III

Até hoje considerado por muitos, o melhor Final Fantasy da série, Final Fantasy III veio ao Estados Unidos com esse nome, por conta de que apenas 2 games da série fora para o Estados Unidos na época, e o FF VI, foi o terceiro a chegar por la, e acabou recebendo o nome de FF III.

FF III  trouxe aos consoles, uma história profunda dramática, que jogadores mais novos não estavam acostumados.
Vivendo num mundo de tartarugas e barris, pela primeira vez, presenciaram um game feito com uma storyline e personagens complexos com temas pesados como traição, assassinato e suicídio.

Final Fantasy III foi um marco para o console marcando o inicio de uma era de games para um público diferente do costumeiro e por conta disso, abriu muitas portas para os games futuros levando a desenvolvedores terem mais coragem de criar temas mais abertos e menos infantis.

9º The Legend of Zelda: A Link to the Past

Zelda é um dos títulos mais icônicos do mundo dos vídeo games, e não é atoa,  A Link to The Past, veio em destaque com gráficos belíssimos, e excelente jogabilidade.

Explorar Hyrule é magnifico, faz você se sentir completamente realizado com cada descoberta que faz, e as dungeons e templos são aventuras intrigantes e divertidíssimas, é muito do que faz Zelda ser o que é la você encara lugares intrincados, e usa sua cabeça para desvendar o próximo passo a seguir, desbravando qualquer desafio, e saindo de cada templo com um novo equipamento mágico incrível em mãos, você se sentia numa aventura completa.

Se não bastasse essa magia toda, quando você vai ao Dark World e vê um mundo espelhado é sem preço! um lugar muito mais sombrio e bizarro podendo transitar entre um e outro para resolver enigmas e chegar em lugares antes inacessíveis pelo mundo normal
Com isso em vista, Link to The Past faz algo incrível, ele te mostra uma mecânica que não só é incrível, mas muda completamente como você vê e entende o mundo a sua volta.

10º Chrono Trigger

Chrono Trigger não foi somente um game da Squaresoft de RPG como qualquer outro, foi o Masterpiece criado pelo chamado "Dream Team" a equipe dos sonhos, que juntaram mestres de várias áreas para criarem um game tão incrível, que ultrapassariam qualquer outro.

O Dream Team foi formado por:

Hironobu Sakaguchi: Produtor de filmes e criador da série Final Fantasy.
Akira Toriyama: Criador da série Dragon Ball e character design de Dragon Warrior.
Yuji Horii: Criador da série Dragon Warrior.
Kazuhiro Aoki: Produtor da série Final Fantasy.
Masato Kato: Escritor de toda a história de Chrono Trigger (Também escreveu a história de Xenogears).
Yasunori Mitsuda: Compôs parte da trilha sonora de Chrono Trigger, porém adoeceu, e passou o trabalho para:
Nobuo Uematsu: compositor da série Final Fatansy.

Com essa equipe, a Squaresoft conseguiu criar Chrono Trigger.

É considerado por muitos (eu incluso) a melhor trilha sonora da era 16 bits, possui gráficos belíssimos em 2D, e tem uma ótima trama que não é complicada, porém muito cativante com personagens bastante carismáticos, e um excelente sistema de batalha herdado de Final Fantasy (o active time battle system) mas adicionando elementos próprios como ataques que afetam uma determinada área e habilidades em dupla ou trio.

Chrono Trigger foi uma das maiores obras já feitas pela Square, cujo qual manteve ela numa era de ouro, foi o auge dos RPGs de Super Nintendo, graças a sua perfeição em todas as áreas, é um game que conseguiu se destacar em cada aspecto possível, e recebe o primeiro lugar e orgulhosamente intitulo "Masterpiece".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Retro Emulator © 2016 | Designed by Retrô